Sábado foi dia de greve aos T.P.C., os antigos ‘deveres’ de casa.
Muito me diverti com as ideias dos especialistas para combater esta crise de excesso de trabalhos de casa que os coitadinhos dos meninos levam para casa.
É bem verdade que alguns professores (muitos?!?) legam para os pais a responsabilidade de ensinarem os meninos em casa, via TPC’s, mas as alternativas tidas em conta na imprensa no dia de ontem deixaram-me boquiaberta. Aqui fica a que achei melhor, embora não possa esclarecer quem foi o ‘iluminado’ que a ofereceu a este país que pensa tão pouco...
A ideia: Os TPC’s não deveriam incidir sobre o que já foi dado e trabalhado na aula. E não deveriam existir TPC’s nos dias úteis de escola. Os trabalhos deveriam ser propostos para os fins-de-semana, essencialmente nos sábados, e deveriam ser preferencialmente relacionados com as actividades que os alunos fizessem no fim-de-semana.
Aqui ficam alguns exemplos de trabalhos de casa feitos por alunos, SEMPRE relacionados com o seu fim-de-semana:
Joãozinho – 9 anos, Bairro do Cerco – Porto
No sábado fui cu meu primo Janota dar uns chutos à Ribeira. Não foi uns chutos pá veia foi na bola, que eu ainda não tenho trocos pa chutos. Ganhámos 7-3, fazendo as contas de sumar, prossora, foi goleada!
À noite fui a casa jantar, mas só havia sopa, e por isso ainda fui dar uma de mânfio so Pingo Doce. Gamei 3 pães e um tabuleiro de queijo, voltando a fazer contas de sumar, foi pra cima de uma milena que ficou cá com o jê!
Prossora, gosto muito de fazer TPC’s.
Maria Eduarda – 16 anos, Cascais
Bom, detêsto estas coisas de estar a arranjar trabalhos aos fins de semâna. Não pôsso com isto. Ontem fui visitar o Botswana com a Mariana Bettencourt e detêstei. Bom, tem mais pessoas morenas que em Odivêlas. E o Hotel era muito brêga. Demorámos 4h e 40min no avião para lá e 3h e 50min para cá. Pelas minhas contas demorâmos 1 dia em viagens. O Botswana fica para os lados de Angola, ou Moçambique ou praí. E se o Mia Couto fosse de cá, tinha a mesma côr...
Mas não foi tudo mau, eles falam Inglês muito bém...
Acho que já chega de composição para os TPC.
António – 7 anos, arredores de Évora
Eu passei o fim-de-semana com o meu pai. Eu gosto muito de fins-de-semana. E gosto muito do meu pai. Eu mais o meu pai sêmos dois. Sêmos um número par.
O fim de semana foi muito cansativo. Vimos TV em 3 canais diferentes. E fomos nós que mudamos de canal. Eu gosto muito de ver TV. Mas não gosto de mudar de canal. A minha mãe fez migas pró jantar. Eu e a minha mãe sêmos dois. Mais o meu pai sêmos 3. E mais a TV sêmos 3 na na mesma, porque a TV não é uma pessoa humana. A professora bem dizia que TV não contava. Espero que a semana passe rápido para ver mais TV. Eu gosto de ver TV. E gosto muito do meu pai. E das migas da minha mãe.
Portem-se mal, mas com classe!